"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Porcelana pintada à mão by Rosangela Renosto


Meus queridos!

Compartilho com vocês mais um pouco do meu trabalho.

Estas são algumas das muitas peças de porcelana que já pintei. Muitas são as que estão decorando a casa de alguém. 

Este é um trabalho que exige maior dedicação, habilidade e infra-estrutura, como um forno especial, que só convém ter, pelo alto custo, quem faz dessa arte um ofício.  

A porcelana é como uma tela de pintura, mas muito lisa, que não oferece nenhuma resistência ao deslize do pincel, por isso as pinceladas têm que ser muito leves, se não, ao mesmo tempo em que o pintor dá a pincelada na peça, a tinta fica toda no pincel, sem deixar marcas de pintura na porcelana.


A técnica da pintura em porcelana não é nada convencional. Desde o preparo da tinta até a secagem. A tinta é um pó, de vidro, que só estará pronta depois de misturada a um óleo especial. Feito isso, deve-se mantê-la em local bem fechado para protegê-la de pó. A tinta fica molhada e permanece assim após a pintura. Tanto que antes de queimada, se alguém passar o "dedo" a tinta sai totalmente. Só depois de queimada, em forno próprio, a pintura estará pronta e a peça poderá ser lavada normalmente que não danificará a pintura.

São muitas as opções de peças para pintura, como vasos, potiches, moringas, rechauds, baleiros, miniaturas, peças de bijuterias, jogos de jantar, chá, café, etc. Muitas também são as técnicas e as tintas de efeitos, como vitral, ouro, etc. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers