"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Recuperação de Quadro - Óleo sobre Tela



Depois
Antes



Em 1987 em pintei meu primeiro quadro, óleo sobre tela. Na época até que eu achei bonitinho.

Considerando a idade dele, posso dizer que ele ficou muito mais tempo guardado do que na parede. Com o tempo e devido a pressão que sofreu de outros objetos que estavam sobre ele enquanto esteve na prateleira, a pintura ficou toda trincada e já estava na hora de fazer uma doação.







Um dia desses resolvi recuperar a tela e a moldura.

Limpei e lixei bem tela e moldura, isolei com fita crepe o paspatur e pintei novamente a tela. Desta vez usei tinta acrílica para tela. O paspatur eu revesti com algodão cru. Usei um peça só de tecido, sem deixar emendas. O passo a passo para a colagem do tecido pode ser visto no post Escrivaninha em MDF com efeito madeira e aplicação de tecido.


Por fim, pintei a moldura com pasta metálica Goldfix na cor ouro rico. Gostei tanto do resultado, que hoje ele fica no hall de entrada da minha casa.

2 comentários:

  1. olá tudo bem? Gostaria de saber qual é a tinta 'ouro' que vc pintou os filetes da porcelana. Quero reformar algumas em casa e gostaria de colocar esta tinta ouro. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá
    As tintas usadas na porcelana dependem de queima posterior em forno próprio, a uma temperatura aproximada de 750°. Com a "queima" a pintura adere à porcelana, resistindo ao uso. Mesmo assim, os filetes com lustre ouro e semelhantes, como prata e bronze, por exemplo, não são tão resistentes, como as demais tintas para porcelana, à máquina de lavar louças e não podem ser usadas em microondas por refletirem as ondas e danificar o aparelho.
    A reforma nem sempre é aconselhada porque a peça de porcelana, que estiver sofrido o desgaste do uso, pode não resistir à queima e se partir.
    Espero ter ajudado e me coloco à disposição para mais esclarecimentos e para informar sobre as tintas e forno, caso você tenha interesse. Existem lojas especializadas neste tipo de material, sendo várias na internet.
    Abraços e até a próxima

    ResponderExcluir

Seguidores

Google+ Followers