"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Receita Saudável de Pão sem Glúten feito na máquina de pão


Não tenho intolerância ao glúten, mas resolvi fazer um teste: fazer uma dieta sem glúten para ver se percebia alguma diferença no organismo. 
Logo de cara percebi como é difícil para o portador da doença celíaca encontrar alimentos no mercado. Não encontrei pão. Que horror!

Passei então a fazer tapioca no meu café da manhã. No começo achei até mais gostoso comer tapioca, mas depois de um mês comecei a sentir falta do "pão com margarina".
Então comecei a procurar receitas de pão sem glúten na internet. A maioria usa fermento químico. O que eu não queria, pois além de não ser natural, tem muito sódio. Passei a fazer testes usando a farinha de arroz e o polvilho doce. Até hoje as minhas tentativas tinham resultado em um pão embatumado, que não dava para comer. Finalmente hoje consegui um resultado muito satisfatório. O pão cresceu, ficou macio por dentro e a casca ficou crocante como a do pão francês. Achei muito gostoso.
Ainda farei outro teste com o polvilho doce e, na próxima receita, vou tirar fotos da massa para mostrar a consistência que ela deve ficar. Bom apetite e até a próxima.

Ingredientes
1/2 (100 ml) copo de água 
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 ovo
1 copo (200 ml) de farinha de arroz
1/2 copo (100 ml) de polvilho azedo
1/2  colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de chá de CMC (comprado em casa de festas)

Modo de Preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita, primeiro os líquidos e por fim os secos.

Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo ultra-rápido e a cor desejada e deixe que a máquina se encarregue do resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers